quinta-feira, 1 de março de 2012

Igrejas para todos os gostos


Nos primeiros séculos, a igreja cristã primitiva formada pelos seguidores de Cristo sob a liderança dos apóstolos era em muitos sentidos diferente do cristianismo atual. Na Igreja dos primeiros séculos, os cristãos buscavam a Deus sobre todas as coisas, renunciavam suas próprias vontades pelas de Deus e Sua Obra. 


continue lendo...

Os cristãos primitivos morriam como espetáculo para o mundo, em arenas, Coliseu, das formas mais terríveis: queimados, transpassados, devorados por animais, etc mas não negavam a sua fé em Cristo Jesus.

Lucas no livro de "Atos" descreve em detalhes como eram: o relacionamento, costumes, e ambiente entre eles. E um dos pontos fundamentais era sem dúvida, a união. E assim muitos sinais e prodígios aconteciam no meio deles.

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos."
(Atos 2:41-47)


Vários séculos se passaram, as práticas, doutrinas, costumes, as prioridades nas pregações, já não são mais as mesmas. A cada esquina abre-se uma nova denominação religiosa, isso poderia ser bom se os responsáveis estivesses realmente comprometidos com a vontade de Deus e não dos seus próprios interesses.

O Cristianismo que antes era uma única e igreja, hoje está dividido em vários grupos. Cada um com suas próprias crenças, próprios hábitos, próprias doutrinas. Como se a vontade de Deus fosse variável conforme cada local ou classe social. Hoje existem igrejas para todo tipo de pessoas. Com qual delas você se identifica?



Evangélicos pentecostais
Para aqueles que estão insatisfeitos com a falta de fervor em suas igrejas, afinal o Espírito Santo é para todos
(Atos 2:17)

Corrente que aparece nos Estados Unidos nos primeiros anos do século XX, entre fiéis metodistas insatisfeitos com a falta de fervor em suas igrejas. Devido aos cultos vibrantes, marcados por expressões de êxtase e fortes emoções, não demora a se difundir pelos EUA, e posteriormente por países mais pobres, especialmente na América Latina. Em linhas gerais, os pentecostais acreditam em aspectos milagrosos da fé, como o poder de cura do Espírito Santo, e enfatizam a pregação do Evangelho aos não convertidos. A maioria das igrejas pentecostais cobra dízimo de seus fiéis.

Assembléia de Deus
Congregação Cristã no Brasil
Igreja do Evangelho Quadrangular
Igreja Pentecostal "O Brasil para Cristo"
Igreja Pentecostal Deus é Amor
A Igreja Presbiteriana do Brasil



Evangélicos neopentecostais
Par quem quer desfrutar das "bençãos R$" do Reino de Deus ainda aqui na terra, afinal Deus é o dono do ouro e da prata. 
(Ageu 2:8)

Fenômeno surgido a partir dos anos 1970, que se difere do pentecostalismo tradicional especialmente por estimular o fiel a buscar a prosperidade em lugar da graça. Seus rituais espetaculosos, que não dispensam curas milagrosas e exorcismos, não escondem o fato de que grande parte das igrejas neopentecostais não são muito rígidas no que diz respeito aos hábitos e costumes de seus fiéis. Algumas delas mantém forte presença na mídia eletrônica, controlando a programação (quando não as finanças) de centenas de emissoras de rádio e televisão Brasil afora.

Igreja Universal do Reino de Deus
Igreja Internacional da Graça de Deus
Igreja Apostólica Renascer em Cristo
Igreja mundial
Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra


Batistas
Para os mais tradicionais, que não querem enrolar a língua

O nome é derivado de uma comissão para que os seguidores de Jesus Cristo fossem batizados, os batistas interpretam o batismo — imergir em água — como uma exposição bíblica e pública de sua fé. Considerados protestantes históricos. Alguns batistas rejeitam essa associação. A maioria das igrejas batistas escolhem associar-se com grupos que fornecem apoio sem controle. A maior associação batista é a Convenção Batista do Sul dos Estados Unidos, mas, há muitas outras associações de batistas no mundo. No Brasil, as maiores são aConvenção Batista Brasileira e a Convenção Batista Nacional.


Igreja Bola de Neve
Para as celebridades, afinal os ricos também precisam de Deus

Também conhecida como "igreja dos famosos" Bola de Neve Church ou Igreja Bola de Neve é uma denominação protestante neopentecostal fundada no ano 2000 por Rinaldo Luís de Seixas Pereira (Apóstolo Rina). O diferencial da igreja é um apelo voltado ao público informal, que ressalta características como ausência de dogmas, tradições e costumes religiosos, e a chamada "liberdade" de se poder seguir a Jesus sem precisar se converter a um estilo de vida muito distinto ao qual já se está acostumado e seguir um grande número de regras religiosas.

Atualmente, a Bola de Neve tem sedes em 15 estados brasileiros. Seu templo no Rio de Janeiro é o mais badalado. Ele fica na praia do Pepê, na Barra da Tijuca, freqüentado por famosos como Fernanda Vasconcellos, Guilherme Berenguer, Rodolfo Abrantes - ex-Raimundos -, Roberta Foster, Gisele Policarpo, entre outros. Mas muita gente chegou à igreja após uma vida, digamos, bem longe de preceitos religiosos como outras subcelebridades como a ex-atriz pornô Regininha Poltergaist, a ex-policial e capa da "Playboy" Mariana Costa, a ex-"Malhação" Luciana Bessa, Georgiana Guinle - filha do playboy Jorginho Guinle - e Giselle Policarpo, atriz da Record.




Fica aqui uma dúvida:
Será que após o arrebatamento da noiva de Cristo, o céu será dividido em vários setores para que cada "cristão" possa desfrutar da glória em seu devido grupo?


"A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo."Tiago 1:27

Nenhum comentário:

Postar um comentário